Câmara celebra dia mundial dos animais em sessão solene

Comentários 0

Tramita na Câmara proposta que aumenta punição a quem maltrata animais

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quinta-feira (3) para lembrar o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro.  A data começou a ser comemorada em 1931 em Florença, na Itália, e foi escolhida por ser o dia da festa de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou a importância de se discutir a proteção de todos os animais. “Soltos na natureza ou abrigados em nossos lares, selvagens ou dóceis companhias, esses seres são atores fundamentais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas”, afirmou. “Defendê-los é, portanto, uma questão de sobrevivência para a nossa espécie.”

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcante de Almeida, questionou o posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente. “O homem infelizmente ainda não trata os animais como deveria: seres que têm vida, sentimento e sentem dor. Nossa missão é protegê-los”, disse.

Preservação ambiental
O deputado Fred Costa (Patriota-MG), que pediu a realização da solenidade, ressaltou a seriedade do tema. “Quando falamos de defesa dos animais, é necessário termos a consciência de que isso está intimamente ligado à preservação da natureza”, afirmou.

O parlamentar é autor de projeto de lei (PL 1095/19) que altera a Lei dos Crimes Ambientais para aumentar a punição para quem maltrata, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Comandante da Polícia Miliar Ambiental do Distrito Federal, Major Souza Júnior destacou que a corporação promove ações de educação ambiental com crianças. “Defender os animais e o meio ambiente também é preservar a vida humana.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *