Emenda de Duarte Jr. vai permitir que UEMA ofereça cursos gratuitos na Engenharia

Comentários 0

O deputado Duarte Jr. Protocolou nesta terça-feira, 3, ofício destinando R$ 100 mil de emendas parlamentares para o Departamento de Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é garantir a realização de cursos gratuitos de profissionalização e campo de estágio para os alunos das Engenharias.

O apoio foi anunciado no final de agosto, em reunião na universidade com Duarte Jr, alunos e os professores Carlos Ronyhelton, Ribamar Barros e Kaio Nogueira. O recurso é  destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Núcleo Tecnológico de Engenharia da instituição (Nutenge).

Entre essas atividades, estão projetos como “Metalurgia Para Todos”, que levará capacitação e profissionalização para jovens e adultos de periferias de São Luís. “O investimento também permitirá que alunos e alunas tenham campo de estágio para colocar a teoria em prática”, comentou o parlamentar.

De acordo com o professor Carlos Ronyhelton, a emenda dará o suporte necessário também para projetos maranhenses de inovação tecnológica, desenvolvidos por alunos da UEMA de vários períodos no setor automobilístico, aeronáutica e aeroespacial. Organizados nas equipes Vórtex Racing, Bumba Meu Baja, Coyote, Carcará Rocket Design, Lanterna Verde e Zeus Aerodesign, eles agora ganharam suporte para continuar alçando o nome da UEMA no universo acadêmico.

Os cursos de Engenharia Civil (68º lugar), Engenharia de Produção (77º) e Engenharia Mecânica (85º) da UEMA possuem as melhores avaliações do Maranhão, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. Além disso, as equipes de Engenharia participarão de eventos de nível internacional, como a Equipe Coyote, em setembro no Rio de Janeiro, com protótipo de veículo automotor econômico e eficiente na Shell Eco-marathon Brasil, competição de inovação tecnológica com participação de universitários de toda a América Latina.

O deputado Duarte Jr. e alunos da UEMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *