Torneio internacional de robôs será aberto na quarta no Golden Shopping Calhau

Comentários 0

O Torneio Internacional de Robôs (International Tournament of Robots – ITR) começa nesta quarta-feira (26) e vai reunir gente de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, além de participantes do Peru. A abertura oficial contará com apresentação do Boi Barrica. A cerimônia será acompanhada por autoridades políticas, secretários de Estado, diretores de escolas e do reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Jhonatan Almada.

O torneio acontece de 26 a 30 de junho no Golden Shopping Calhau e a entrada é franca. “O ITR [Torneio Internacional de Robôs] é a celebração do encontro de gerações mediado pela robótica, ele é um meio que une o desejo humano de superar a si mesmo, o que somente é possível com o outro”, destaca o reitor Jhonatan Almada.   

Coordenador da Robótica Educacional do Iema, o professor Fábio Aurélio conta que mais de 125 equipes se inscreveram para o torneio. Sendo que três equipes do Peru estão inscritas para o ITR, embora ainda não tenham confirmado a participação. Até agora 80 equipes estão confirmadas. 

Fábio Aurélio conta que no caso de instituições federais, muitas deixaram de confirmar a participação devido à redução de despesas. “As equipes dos institutos federais não virão mais por conta do corte orçamentário do governo federal. Apenas o IFMA/São Luís participa porque está aqui na Grande Ilha. Tínhamos equipes da Argentina e do Uruguai confirmadas, porém, por causa de problemas financeiros nesses países, também não virão. As três equipes do Peru vão confirmar na segunda-feira (24), visto que estão tentando emitir as passagens”, explica.

O Maranhão vai participar do International Tournament of Robots com 25 equipes, sendo 20 do Iema e cinco do IFMA. Todas competem no nível três (de 15 a 18 anos de idade). Ainda sobre as equipes maranhenses, duas escolas particulares estão inscritas e devem competir no nível dois (de 10 a 14 anos). A Paraíba, com 20 equipes, está em segundo lugar com o maior número de participantes. Em seguida estão o Ceará, com oito equipes; o Rio de Janeiro, com seis; e Santa Catarina, com quatro. 

Fábio Aurélio comenta que o nível da competição será altíssimo. Ele explica que “das 80 equipes que confirmaram participação, 43 são de escolas particulares e 37 de escolas públicas, o que deixa as competições mais acirradas”. 

O International Tournament of Robots (ITR) é a última etapa de uma competição que começa com o estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) seguido do TJR nacional. Quem vence todas as modalidades é considerado como superequipe e garantia vaga para competições internacionais. 

“Queremos manter a nossa média. Ano passado, em Guarulhos, fomos a superequipe, ganhando em cinco das sete modalidades, nível três. O Iema hoje é a melhor equipe, todos querem vencê-lo”, pontua Fábio Aurélio.

Clubinho da Robótica

Quatorze equipes do Clubinho da Robótica vão participar do International Tournament of Robots. As equipes são de Coroatá, Codó, São Luís, São Mateus e do Cintra/São Luís. Elas participam do Desafio Clubinhos de Robótica que acontece dia 28, das 10h às 17h.

Os comentários estão desativados.